top of page
  • Foto do escritorExim Aduaneira

Saiba mais sobre o novo Controle de Carga e Transporte

No início de agosto desse ano, foi oficialmente implantado em todos os aeroportos internacionais brasileiros um sistema novo

Por quase 30 anos, o Mantra (sigla para “Sistema Integrado da Gerência do Manifesto do Trânsito e Armazenamento”) foi o sistema brasileiro responsável pelo controle de cargas aéreas vindas do exterior. Integrado aos demais módulos do Siscomex, o sistema auxiliar acabou por não acompanhar o avanço da tecnologia e, hoje, encontra-se defasado.


No início de agosto desse ano, foi oficialmente implantado em todos os aeroportos internacionais brasileiros um sistema novo, que busca aposentar definitivamente o Mantra: O CCT Importação.


O novo Controle de Carga e Transporte surge como um controle único de cargas, independente do modal utilizado, moderno e otimizado para tornar o processo de importação mais simples, rápido e eficiente. Como parte do Portal Único Siscomex, o CCT Importação é mais uma iniciativa do Governo Federal para simplificar as importações, sejam de empresas privadas, órgãos públicos ou outros.


O sistema recém implementado proporciona uma série de benefícios para os envolvidos no processo de importação. Além de reduzir a necessidade de preenchimentos de documentos e integrar a Nota Fiscal eletrônica, o CCT é compatível com o e-AWB, o que permite a eliminação de documentos em papel, transformando todo o processo em digital e aumentando sua confiabilidade.


Como parte do Programa Portal Único de Comércio Exterior, o CCT Importação se mostra como uma importante revolução na forma como as importações ocorrem no Brasil, facilitando a entrada de novas empresas no mercado exterior e impulsionando a eficiência do setor.


Entre em contato e conheça todas as maneiras como a Exim Aduaneira pode auxiliar você e sua empresa!


9 visualizações0 comentário

Comments


  • Whatsapp
bottom of page