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Governo Federal mira em pequenos negócios para incentivar exportações no mercado brasileiro

O mercado interno do Brasil é uma das grandes vantagens para os empresários brasileiros que buscam comodidade para suas empresas


Entretanto, cada vez mais esses mesmos empresários brasileiros percebem o potencial do mercado internacional e buscam por maneiras de integrar a exportação como uma de suas estratégias.


De acordo com o relatório elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) referente ao ano de 2022, ainda que os pequenos negócios representem quase 41% das empresas exportadoras, sua participação nos valores recebidos foi de apenas 1%. Em uma tentativa de aumentar esses números, o governo federal lançou recentemente o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, que busca tornar o comércio exterior mais atrativo aos olhos do pequeno empresário.


Dos 41% de participação, de um total de quase 28.000 empresas exportadoras, 21,7% representavam Microempreendedores Individuais (MEI) e microempresas e 19,1%, as empresas de pequeno porte (EPP). Assim, acredita-se que os esforços do Comitê podem ajudar a mudar o quadro de exportação atual e mostrar que o mercado externo também possui espaço na agenda e estratégia dos pequenos negócios.


As novas políticas


Além da criação do Comitê, a Política Nacional de Cultura Exportadora possui outras estratégias para difundir a cultura exportadora e ampliar o número de exportadores brasileiros, com foco nas micro, pequenas e médias empresas. Dentre as iniciativas, encontra-se o aprimoramento de políticas públicas destinadas ao comércio exterior, o apoio ao ingresso e à permanência, assim como treinamento e capacitação, para empresas no mercado exterior, incentivo à participação em eventos de promoção comercial e a aproximação entre empresas interessadas em exportar e instituições que ofertam serviços relacionados.


A importância do planejamento para exportar


Mesmo com tantos incentivos sendo postos em prática pela Política Nacional de Cultura Exportadora e pelo Comitê, o empresário que busca investir no mercado externo ainda precisa contar com um planejamento adequado para a sua exportação.


Com mais de 35 anos de experiência em Desembaraço Aduaneiro, Consultoria em Comércio Exterior e Assessoria em Transporte e Logística, o Grupo Exim oferece planejamento e gestão operacional de todas as etapas que envolvem os processos de exportação e importação, desde a origem do produto até a entrega no destino, com soluções aduaneiras e de comércio exterior para negócios de todos os tipos e tamanhos.

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